domingo, 23 de junho de 2019

A leitura de um jeito diferente (Audiobooks)

Hello!!!

Sejam muito bem vindos leitores e futuros leitores...

Recentemente revivi uma experiencia que me fez querer fazer este post.

Bem há alguns anos atras tive uma colega de trabalho que hoje virou grande amiga (hihihi) que tinha uma verdadeira dificuldade com interpretação de leitura, ou seja ela lia porém não entendia nada não absorvia o conteúdo lido, isso a desmotivou tanto que ela inclusive desistiu do sonho de terminar os estudos e se formar...

Fiquei tão comovida com a situação que resolvi tentar ajuda-la a obter o resultado de ter seu sonho realizado, e juntei uns amiguinhos que poderiam se comprometer com a causa e auxilia-la nos seus 3 anos de curso.

As leituras dela ocorriam da seguinte forma nós liamos para ela e sempre claro discutíamos o que estávamos lendo, o aprendizado dela era rápido com isso sua absorção, porém quando a desafiávamos à ler e iniciar a discussão,  cri cri cri... Ela dizia que por mais que lesse não entendia nada, nadinha mesmo travava.

Foi então fizemos a proeza de criar audios para que ela pudesse escutar quando não estivéssemos por perto no celular mesmo sabe? E acreditem foi com essa forcinha que ela conseguiu ultrapassar suas limitações e se formar no curso desejado, absorvendo conteúdo, confesso que a vitoria dela foi a nossa também pois acreditem eu me desdobrei nesses 3 anos pra dar conta do compromisso que havia assumido com ela e com todas as outras atividades que eu tinha como trabalho faculdade...

E por que estou registrando esse caso no blog? Porque recentemente eu recebi o seguinte comentário de uma pessoa conhecida, "nossa você lê tanto eu acho muito bonito, queria ser inteligente assim para ler tantos livros, porém nunca consigo não entendo ou não consigo terminar as vezes nem passar do primeiro capitulo..."

E então eu me lembrei do caso de minha amiga do passado e do deficit que ela tinha e que foi suprido na época com audios meus e dos meus amigos e  de um livro adorado que li bem recentemente, Fangirl da autora Rainbow Rowell, nele nós temos a Cath uma jovem viciada em livros e leituras e dentre tantas temáticas abordadas no livro nos encontramos a parte em que Cath julga o Levi um personagem amigo de Cath e futuro crush por precisar de outros que leiam para ele para conseguir terminar um trabalho de faculdade. A Cath o questiona porque ele não tenta ler os livros, e tentar entender seu conteúdo deixando Levi constrangido só que o que ate aquele momento a Cath não entendia é que existe pessoas que não funcionam muito bem com as palavras que ao ouvir a informação assimilam melhor. Nossa protagonista reconhece a dificuldade do personagem e o pré julgamento errôneo de "burro porque esta na faculdade se nem consegue ler" e acaba ajudando-o lendo todo o livro para que ele possa absorver o conteúdo e o nosso querido Levi? Advinhem tira nota máxima.

O livro ao qual me refiro é este aqui embaixo.


O que eu quero dizer registrando isso aqui? que assim como minha amiga e o personagem Levi eles são excelentes leitores, mas de uma forma diferente, eles conseguem interpretar melhor ao ouvir, não é visualmente e sim auditivo que seu processo de absorção de informação acontece.
Hoje nos temos plataformas que nos auxiliam a isso à consumo de livros por audios, são chamados audio books, e que podem formar grandes leitores sim, assim como existem os leitores digitais que só leem em e-books.




Audio books são plataformas criadas com livros em audios e que podem ser ouvidos a partir de qualquer dispositivo, celular, computador... Trazem praticidade muitas pessoas não tem a comodidade de andar com seus livros no ônibus metro, ou até mesmo não gostam nem de comprar livros físicos por seus diversos motivos pessoais e os audio books auxiliam a ler mais em qualquer lugar apenas ouvindo.
Existem muitas plataformas de audio books no mercado, com livros inclusive em vários idiomas, super indico sim para quem está com dificuldades de se habituar a leituras ou não está com muito tempo disponível.

Seja leitor não importa a plataforma a leitura liberta.


Enfim espero que tenham gostado da dica que pode fazer a diferença pra alguém sim, então não esquece de compartilhar este post combinado?

bjs

14 comentários:

  1. Quando eu estudava eu também tinha uma dificuldade com interpretação de leitura, eu lia umas 3 vezes e não entendia nada foi uma época difícil pra mim. Mais achei a sua iniciativa legal em ajudar a sua amiga, o áudio é uma boa alternativa, gostei muito da dica com certeza a sua dica vai ajudar muitos quem tem dificuldade com a interpretação de leitura bjs.

    ResponderExcluir
  2. tenho mt curiosidade em tentar ouvir audio books, principalmente no transporte publico que nao consigo me concentrar para leituras de fato

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Que massa. Não sabia disso. Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Eu admito que nunca ouvi audiobook, mas é só porque tenho praticamente zero dificuldade em interpretar.

    ResponderExcluir
  5. Como trabalho fotografando, adoro ouvir audiobooks enquanto trabalho hauhauhauuuahuha

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  6. Deve ser super prático neh, gostaria de ter essa experiência, vou procurar na Net .

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua resenha e a capa é fofa

    ResponderExcluir
  8. Você e seus amigos foram maravilhosos!
    Ainda não tive nenhuma experiência com audiobooks.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  9. Nunca pensei nisso, mas eu gosto mesmo é do bom e velho livro. gosto de sentir o cheiro de livro novo, velho e folhear as páginas. Adorei a dica de leitura.

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post, sua atitude foi muito nobre, parabéns! Acredite que muita gente tem dificuldades com a leitura, fiz um curso recentemente e quando as pessoas precisavam ler em voz alta era um sacrifício enorme, e eram pessoas jovens de no máximo 25 anos. Fiquei pensando que a educação esta indo por água a baixo. Que bom que ainda existem pessoas como você! Obrigada pela dica! Gosto de audiobooks ou podcasts quando estou dirigindo. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu sou o tipo de leitora mais tradicional, apesar de gostar de ler e de ter isso ao meu favor na escola não posso negar que os e-books e os áudios book tem ajudado muito nessa era digital. Gostaria de parabenizar você e seus amigos por ajudarem sua amiga dessa forma, um lindo gesto!

    ResponderExcluir
  12. Eu interpreto melhor lendo.
    Sou bem fraquinha como ouvinte hehehe

    ResponderExcluir
  13. Parabéns por sua iniciativa. São poucas as pessoas que se disponibilizam para ajudar o proximo. A idéia e maravilhos. Eu no caso de ouvir já não gosto ai que não entendo e presto atenção.

    ResponderExcluir

A Vegetariana (Resenha)

Ola ola leitores e futuros leitores! Quanto tempo não é mesmo? Como andam vossas leituras? Recentemente li um livro que me impactou bast...