terça-feira, 5 de novembro de 2019

A Vegetariana (Resenha)

Ola ola leitores e futuros leitores!

Quanto tempo não é mesmo?

Como andam vossas leituras? Recentemente li um livro que me impactou bastante de uma forma positiva claro, e reflexiva também.

Hoje vim registrar a  leitura e minhas considerações a respeito do livro A Vegetariana de Han Kang,

Livro: A vegetariana
Autor: Han Kang
Tradutor: Jay Hyoung Woo
Editora: Todavia
Ano de Edição: 2008
Numero de paginas: 176

Sinopse:  A vegetariana, romance perturbador e único, tem sido apontado como um dos livros mais importantes da ficção contemporânea – e uma introdução à fecunda literatura produzida na Coreia do Sul.
“…Eu tive um sonho”, diz Yeonghye, e desse sonho de sangue e escuros bosques nasce uma recusa vista como radical: deixar de comer, cozinhar e servir carne. É o primeiro estágio de um desapego em três atos, um caminho muito particular de transcendência destrutiva que parece infectar todos aqueles que estão próximos da protagonista. A vegetariana conta a história dessa mulher comum que, pela simples decisão de não comer mais carne, transforma uma vida aparentemente sem maiores atrativos em um pesadelo perturbador e transgressivo. Narrado a três vozes, o romance apresenta o distanciamento progressivo da condição humana de uma mulher que decidiu deixar de ser aquilo que marido e família a pressionaram a ser a vida inteira. Este romance de Han Kang tem sido apontado como um dos livros mais importantes da ficção contemporânea. Uma história sobre rebelião, tabu, violência e erotismo escrita com a clareza atordoante das melhores e mais aterradoras fábulas. Esta tradução, diretamente do coreano, restitui o estranhamento da obra original.

O livro é super curto e dá para ser lido em um único dia, somos apresentados a Yeonghye uma mulher comum casada com um homem que demonstra pouco afeto e totalmente ausente de casa, e dedicado ao extremo a carreira.
Yeonghye passa a ter pesadelos monstruosos o que a faz desenvolver uma insonia anormal, apos dias de pesadelos contínuos Yeonghye toma uma decisão, PARAR DE CONSUMIR CARNE.

Na tentativa de se livrar de sonhos que a perseguem Yeonghye começa a juntar toda a carne existente em sua casa e desprezar no lixo, quando é surpreendida e questionada por seu marido que acaba de despertar depois de uma boa noite de sono, sobre o por que estava fazendo aquilo?

O livro mostra a tentativa de nossa protagonista de livrar de coisas que estavam em sua mente tomando atitudes destrutivas para si, Yeonghye caminha em seus pesadelos sem dormir á varias noites torna-se uma pessoa mais introspectiva do que costumava ser considerada, e passa a não só não comer carne como também diminui imperceptivelmente a entrada de outros tipos de alimento...

Com essa decisão e sem entender o real motivo o marido de Yeonghye envolve outros familiares na tentativa de persuadi-la a desistir dessa ideia que até então parece absurda drástica...

Vemos uma Yeonghye aqui introspectiva depois uma Yeonghye reativa resistente, e observamos a sua vida desmoronar sem que ela se dê conta ou mostre importância.

O livro traz grandes questões, como anorexia, esquizofrenia, o peso das relações familiares e a forma como são desenvolvidas  suas consequências, as escolhas que fazemos por medo carência...

Não digo que é um livro fácil de ser interpretado porem é uma leitura valiosa, como por exemplo na falta de ajuda e de compreensão com pessoas com distúrbios a falta de paciência que gera abandono e que pode muitas vezes agravar o caso de pessoas que desenvolvem a doença.
Em minha visão houve falta de conhecimento da família de Yeonghye de entende-la e buscar ajuda.

O livro possui um final aberto ou seja não há final mas digo terminei esta leitura com muitos questionamentos de como estamos tratando aqueles que estão à nossa volta? Será que a família é nossa prioridade ou colocamos a carreira nossas expectativas em primeiro lugar e deixamos de enxergar aqueles que precisam de nossa ajuda tão perto?

Será que estamos tão cansados de esperar o melhor que muitas vezes na espera longa optamos por escolhas que transformem nossas vidas comodas e não felizes?

Eu poderia citar diversos viés que o livro me trouxe, mas fico por aqui hoje esperando que você caro leitor de uma oportunidade a esta leitura porque com certeza ela merece...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Vegetariana (Resenha)

Ola ola leitores e futuros leitores! Quanto tempo não é mesmo? Como andam vossas leituras? Recentemente li um livro que me impactou bast...