domingo, 2 de junho de 2019

Cinco motivos por você não gostar de ler e como contorna-los

Olá olá,

Sejam muito bem vindos leitores e futuros leitores hihihi.



Hoje vou abordar um tema um tanto cotidiano aqui na cidade onde moro, pra quem não sabe falo de Recife Pe.

Não é segredo que em algumas cidade existe um maior fluxo de leitores do que em outras, mas por que será que isso ocorre? Será apenas cultura? Condições sociais? Falta incentivo?

Eu fui conversar com amigos que definitivamente dizem não gostar de ler, acham uma verdadeira perda de tempo, o que sinceramente feriu um pouquinho meus sentimentos rsrsrs afinal eu adoro estar imersa neste mundo literário, e acredito na evolução humana que os livros podem proporcionar quando abrimos espaço para eles.

Enfim eu os ouvi e resolvi trazer a problemática abordada e uma possível solução nada surreal tudo que pode ser encaixado sutilmente no cotidiano sem interferir nas atividades desenvolvidas por cada um diariamente.

Cinco motivos por você não gostar ( ou pelo menos acredita que não gosta ) de ler e como contorna-los



1. Você tem uma vida corrida, atarefada, não sobra muito tempo e disposição para dedicar-se a leitura.  Dica 1- Faça sua TBR ( lista de leitura ) de acordo com seu tempo. Exemplo Meta do mês ? Ler um livro completo. Só um livro Monica ? Sim se  você não tem tempo nem mesmo um gosto assíduo por leitura começa com pequenas quantidades sim, lembre-se a leitura deve proporcionar além de conhecimento prazer também.

 
2. As pessoas que geralmente leem muuuito dão a famosa dica: para ler mais você precisa carregar o livro para os quatros cantos que estiver, ler no tempo vago tipo no ônibus, no metro, na fila de banco... Então seu cérebro a receber esta informação assimila da seguinte forma: ler no ônibus ? Ops! Sobe um alerta!  Ler no ônibus igual sinal de transtornos ( ônibus lotado, pessoas falando alto, dificuldades de concentração, empurra empurra...) Não, definitivamente não gosto de ler. É o que pessoas comuns que trabalham e tem que acordar as 04:30 hs da manha para trabalhar e retorna à sua casa as 20:00hs vão pensar. Ler é muito desgastante...  Dica 2  Leia quando der, de preferência sim no conforto de sua casa, para novos leitores que não estão acostumados a ler na rua ou no ônibus pode ser sim um transtorno é o hábito de leitura pode fracassar antes mesmo de começar.
 

 
3. Não consigo ler muitas paginas por muito tempo, cansa minha visão sinto sono, o cansaço do dia inteiro de trabalho não me deixa assimilar bem a historia...  Dica-3 Não precisa ler 100 paginas por dia pra bater metas que você nem sabe porque se impôs, está lendo para estudos? vai prestar algum concurso? Se a resposta for não e apenas você deseja inserir o habito da leitura em sua rotina 15 ou 30 paginas ou ate mesmo um capítulo por dia já te ajudam a ler e entender bem o livro que esta lendo, ainda economiza tempo para dormir no horário e claro não perder a hora de ir trabalhar no dia seguinte, ainda te auxilia na expansão cerebral do mesmo jeito amplia seu conhecimento e te insere lentamente ao hábito de leitura.


 
4. O livro que comecei a ler hum, não gostei chaaato, larguei desde então não li nada mais, so estou assistindo séries mesmo :(    Dica -4 Livro chato? Não se identificou com a historia? Bem, se não cativou, não insista, esse é o erro de muito leitor iniciante, achar que o livro que todo mundo gostou que vendeu horrores que foi aclamado pela critica, que por tudo isso você é obrigado a gostar a se identificar e ainda precisa ler ate o final mesmo não gostando e a leitura sendo maçante. Para para com isso AGORA, se não empolgou escolha outro livro, outro gênero literário que você adora ou acredita que vai gostar e engata sim uma nova leitura.



5. Só tenho um único dia de folga, não vou perder meu tempo livre em casa trancado lendo livros. Vou sair e socializar ... Dica -5 Loooogico que se você não é leitor frequente não deve utilizar tooodo o seu tempo livre para dedicar-se a leitura, e nem mesmo se você é leitor assíduo também, existem outras coisas na vida alem de ler minha gente. Para quem não tem o habito de se entreter com a literatura vai gerar uma obrigação, algo do tipo eu devo ler e não vou terminar aquela historia. Por isso a proposta aqui é ler 30 minutinhos do seu dia ou ate quem sabe 1 hora caso você possa, quem sabe se propor a l
er ao acordar uns minutinhos ou antes de dormir, estes minutinhos não vão estragar o teu dia livre, pelo contrario te abrirão logo no inicio do dia uma nova perspectiva para o dia que se inicia, alinhar a leitura junto com atividades prazerosas do seu dia vão deixar em tua memória a recordação de um dia feliz incluindo a leitura em tua rotina.


Fico por aqui pessoal espero de coração aqueles que não entendem porque livros são importantes que com essas dicas possam ao mesmo se propor a dar uma chance, a vida muda quando você muda, esteja aberto a novas possibilidades..

Um abraço grande a todos e claro um final feliz de leituras ;)



2 comentários:

  1. Menina confesso que ultimamente não estou lendo nadinha nem mesmo na folga, vida corrida demais tempo livre estou querendo dormir, livro romântico pra sair de ressaca literária vc indica?

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro ler só não tenho tempo mesmo.

    ResponderExcluir

A Vegetariana (Resenha)

Ola ola leitores e futuros leitores! Quanto tempo não é mesmo? Como andam vossas leituras? Recentemente li um livro que me impactou bast...