domingo, 16 de junho de 2019

Livros YA vs Clássicos

Hello!!!

Sejam muito bem vindos leitores e futuros leitores.

Hoje vim compartilhar uma opinião e um desabafo aqui no meu no nosso espaço.

Recentemente assistindo aos videos de uma booktuber que até gosto ela levantou uma questão que me deixou um tantinho triste.

1. Segundo ela " Eu não gosto de livro ya porque são muito fáceis de ler, muito cliches não trazem um certo aprendizado para o leitor só são em muitos casos livros rápidos de ler, e a maioria das pessoas que leem ya o fazem por não querer  sair de sua zona de conforto"

2. " Eu estou na vibe de livros que mudem minha vida que consigam trazer aprendizados que façam pensar em mudar, eu não quero mais ler livros adolescentes que fazem sonhar com coisas que eu não tive nessa fase, quero coisas mais adultas e reais..." :(

Nossa fiquei totalmente decepcionada com estas informações (opiniões) vindo de alguém que tem o poder de influenciar outros.

Batalha de hoje Livros YA vs Clássico 

Primeiramente se você é novo por aqui ou no universo literário vou te explicar o termo logo abaixo livros YA para que você possa se inteirar.

YA: Livros Young Adult ou Jovem adulto. São livros escritos para o público entre 16 e 20 anos, mas pode ser bem mais abrangente.

Livro Clássico: Um clássico é, em geral, um livro que representa o período em que foi escrito e que atravessa  gerações sem perder seu valor.

Entendeu?

Bem vou comentar com domínio de causa de quem já leu e lê até hoje os dois gêneros.

Os clássicos são ótimos, esse ai em cima da postagem o Jane Eyre é um clássico que se tornou um dos meus favoritos da vida tendo minha aprovação em 5 estrelas os clássicos nos inserem em épocas distantes as quais não temos muitos fatos e nos apresentam sempre questões a serem refletidas criticas geralmente são trazidas na maioria dos livros assim. Alguns por causa da época em que foram escritos não possuem uma linguagem tão fluida e se torna muitas vezes inacessível a boa compreensão ou porque trazem fatos históricos aos quais não estamos familiarizados ou porque a linguagem utilizada pelo autor é um tanto formal demais.

Os clássicos em si não é um gênero escrito para um publico seleto ou pessoas com de idade x ou y ou com alto desenvolvimento cerebral, pelo contrario foram escritos justamente para auxiliar os leitores na construção do pensamento critico reflexivo. E isso as vezes requer tempo até que estejamos preparados para lidar com tal tipo de literatura.


Os YA por outro lado são livros com linguagem jovem, as vezes divertida bem fluida por sinal, mas de longe podem ser considerados bobinhos e com pouco valor literário, é um ERRRRRRRRRRRROOOO gravíssimo classificar os livros YA como livros para bater metas literarias ou encheção de linguiça.

Eu adoro os YA, nem todos vai, mas tem alguns que tem o meu coração sim, e posso afirmar que este gênero traz sim questões que muitas vezes são abafadas mas vivenciadas por nossos jovens ou que já foram vivenciadas por nós e hoje é pagina virada. Questões para refletir como sexualidade, bulliyng, depressão, racismo, relacionamentos familiares corrompidos...

Uma forma sim de nossos jovens refletir de como a vida pode ser conduzida reflexões que levam sim aprendizados, que incitam muitas vezes a coragem de se expressar e buscar ajuda, que claro nos fazem sonhar também afinal o combustível da vida pessoas ainda são os sonhos sejam eles adolescentes ou não sonhos são sonhos.

Repito toda literatura tem seu valor, ela sempre acrescenta algo a nossa vida ao nosso crescimento e desenvolvimento quando estamos abertos a isso independente do gênero.

Se você tem 40 anos e ainda lê livros jovens ótimo, isso te faz feliz? Você se sente motivado a ler e ampliar o seu conhecimento de palavras e expressões, a interagir com outros através de livros como este? Então seja feliz e leia o que te faz bem, não importa a opinião alheia porque no final é só isso mesmo opinião alheia que não muda em nada tua vida.

Todo e qualquer livro é sim uma ferramenta poderosa, uma porta para um novo mundo, uma nova cultura, uma nova problemática que muitas vezes você nem sabia que existia e te faz enxergar o mundo em suas infinitas possibilidades.

Não se prendam leitores a gêneros nem se culpem ou se forcem a ler tal gênero ou tal livro porque eu preciso ter ter na lista de leituras lidas segundo o fulano lá que se acha curador literário do momento.

Não Você precisa achar felicidade na leitura, expansão. lembrem-se não somos obrigados a nada e se algo precisa ser imposto a nós para sermos aceitos de alguma forma... Reflitam ? Isso pode ser Bom? 
Livros foram criados e são criados até hoje para promover a mudança da mente.

Uma feliz leitura a todos!!!!



5 comentários:

  1. Não tenho lido muitos livros ultimamente, mas concordo com você na questão de rotulação de melhor genero. mesmo nao lendo livros Ya por não curtir mesmo não discrimino quem o faz assim como vc acredito que toda literatura tem seu valor.

    ResponderExcluir
  2. Tenho ranço dessas youtubers que se acham as intelectualizadas, e por sinal sei de quem vc se refere, também assisti o video dela onde ela fez esse comentário, e juro não gostei. Acho que a crescente subida de inscritos ta afetando a humildade da pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro um YA e me julgue quem quiser sim é rapido de ler e as historias são envolventes, e bem como vc disse trazem sim aprendizados e são fofos. Já tentei ler classicos mas falhei miseravelmente, acredito pela linguagem antiga não sei,

    ResponderExcluir
  4. Quero resenhas com spoiler de livros de terror hehehe, sei que isso não é uma enquete mais achei que valia a pena opinar.

    ResponderExcluir
  5. Bem colocado, as pessoas ultimamente vem se baseando muito na quantidade de livros que leem e vivem ao que parece em disputa de quem lê mais e melhor, aff cansada disso, vamos ler para nos libertar para sonhar para desestressar não para competir.

    ResponderExcluir

A Vegetariana (Resenha)

Ola ola leitores e futuros leitores! Quanto tempo não é mesmo? Como andam vossas leituras? Recentemente li um livro que me impactou bast...